Que viajar é divertido e prazeroso, todo mundo sabe. Hoje você vai descobrir que Viajar Faz Bem para a saúde, para sua carreira e muitas outras curiosidades sobre bem-estar e desenvolvimento pessoal.
Viajar, explorar novos lugares e se surpreender com experiências que fogem do dia a dia são desejados ao ser humano.
Quem viaja expande horizontes, conhece novas pessoas, amplia laços afetivos, faz novas amizades e, acima de tudo, constrói memórias. Isso porque as situações às quais somos submetidas quando estamos longe da nossa zona de conforto – ou seja, nossa casa, trabalho, amigos e rotina – são capazes de nos desafiar, promovendo aprendizado e experiências que serão válidas para toda a vida.
Quem viaja está pra lá de explicado do quanto faz bem, tanto para o físico quanto para o mental e vou compartilhar benefícios que uma viagem pode trazer para você e sua saúde.
Viajar permite que você entre em contato com novas culturas, tradições e modos de vida. Isso expande seus horizontes, ajuda a desenvolver a tolerância e a empatia e possibilita uma visão mais ampla do mundo. Viajar para lugares desconhecidos e fora da zona de conforto também pode levar ao autoconhecimento. Você pode descobrir novos interesses, paixões ou aspectos de sua personalidade que não eram evidentes anteriormente.
Por isso, viajar pode ter um papel significativo no desenvolvimento pessoal e proporcionar uma série de benefícios que melhoraram para o crescimento individual.
Veja abaixo algumas das razões pelas quais viagens são importantes:
VIAJAR MELHORA AS HABILIDADES SOCIAIS
Se você é daqueles que tem medo de se aproximar de alguém pela primeira vez e fica ruborizado ao falar em público, viajar é um bom exercício para enfrentar esses medos. Resguardados os cuidados necessários quando se conhece alguém estranho numa viagem, fazer novos amigos, compartilhar suas experiências e conhecer as histórias dos outros permite que suas habilidades psicossociais sejam estimuladas. Sozinho ou acompanhado, durante uma viagem é necessário comunicar-se com pessoas que você não conhece.
VOCÊ APRENDE A LIDAR COM IMPREVISTOS
Os imprevistos acontecem em qualquer lugar e a qualquer momento. Isso é um fato. Não importa o quanto estamos preparados para enfrentá-los, eles vão acabar mudando nossa rotina, bem como alterando o fluxo normal de nossas atividades.
Acontece que, quando estamos fora, principalmente em outro país, lidar com os imprevistos passa a ser mais do que uma habilidade importante para o nosso desenvolvimento pessoal: é uma questão de sobrevivência. Isso porque os imprevistos são muito mais prováveis em situações com as quais não estamos familiarizados e não contamos com a nossa rede de apoio para poder lidar. Ou seja, uma viagem é um prato cheio para treinar essa habilidade.
AUMENTA A CRIATIVIDADE
Alguma vez você se perguntou porque as ideias não surgem criativas e diferentes? A resposta pode ser simples: você pode estar preso em sua rotina diária.
A criatividade surge quando dois neurônios não se conhecem, se cruzam e geram novos vínculos. Por isso viajar pode ser uma terapia eficaz para que suas habilidades criativas se potencializem.
Nas viagens, as pessoas estão abertas a conhecer e viver em coisas novas.
Sem dúvida, romper com o cotidiano pode ser a melhor solução para que as ideias surjam.
AUMENTA O SEU NÍVEL DE TOLERÂNCIA
Conviver com pessoas que tiveram outra criação e que vivem em uma cultura diferente – com valores, costumes e hábitos completamente diferentes dos seus – faz com que você trabalhe o seu nível de tolerância. Essa é uma habilidade importante para o desenvolvimento pessoal, pois tolerando as diferenças, você fica mais aprendido a aprender e a viver experiências enriquecedoras.
DESCOBRE CARACTERÍSTICAS PESSOAIS QUE VOCÊ NÃO SABIA QUE TINHA
Viajar é uma experiência transformadora. Não só porque conhecemos lugares e pessoas novas, mas principalmente porque exploramos o nosso autoconhecimento. Nesse processo, revelamos a identificação de características em nossa personalidade que antes de passarmos despercebidas, exatamente pelas situações difíceis às quais somos submetidos durante uma viagem.
PODE MELHORAR A SAÚDE CARDÍACA
De acordo com a publicação, o sedentarismo é o quarto fator de risco de morte por doenças cardiovasculares, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitas pessoas costumam ser sedentárias ou um pouco ativas em sua rotina diária, no entanto quem viaja com maior frequência tende a ser menos propenso a sofrer de doenças cardíacas porque durante as viagens costuma fazer mais exercícios, e mesmo sem se dar conta mantém o sangue em constante movimento. As caminhadas para conhecer museus, ruas, cidades inteiras ou espaços naturais como parques e reservas e nadar são atividades que melhoram o ritmo cardíaco.
Sabe-se que doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no mundo, atualmente. No último levantamento divulgado, a OMS estima que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares só em 2015, um total que representou 31% de todas as mortes registradas no planeta naquele ano.
Entretanto, um estudo do National Institutes of Health's Heart, Lung, and Blood que acompanhou por nove anos 12 mil homens com alto risco de doença cardíaca, descobriu que aqueles que tiram férias com frequência, têm 21% menos chances de morrer por qualquer causa e 32% menos chances de morrer de doenças cardíacas.
Já o Framingham Heart Study revelou que as mulheres que tiram férias apenas uma vez a cada seis anos são quase oito vezes mais propensas a desenvolver doenças coronárias ou sofrer um ataque cardíaco do que as que tiram férias pelo menos duas vezes por ano. Ou seja, viajar faz bem para o seu coração e você nem percebe isso.
VIAJAR FAZ BEM PARA O ESTÔMAGO
Quem aqui ama viajar só pra provar pratos diferentes?
Viajar apresenta a você novas experiências culinárias além de conhecer o sabor “original” de comidas comuns no nosso dia a dia. Você não conhece a pizza ou o gelato italiano até viajar pra a Itália; sushi do Japão. Pão de queijo mineiro, churrasco gaúcho… A lista não tem fim! Viajar Faz Bem… Para você! Todos os benefícios que as viagens trazem para a sua vida. E tem mais: os sabores locais que você experimenta vão servir para a fixação ainda mais as lembranças de sua viagem na sua memória.
Os cientistas acreditam que quando envolvemos todos os sentidos na experiência que vivenciamos, ela tende a ser mais marcante e significativa.
FAZ BEM PARA A CONHECIMENTO
Novos sabores, cheiros, núcleos e experiências totalmente diferentes daqueles que estamos acostumados no dia a dia fazem nossos sentidos ficarem mais alertas. Esse exercício de curiosidade é ideal para todas as idades já que nos tornamos pessoas mais dispostas e com mais facilidade a aprender coisas novas!
VIAJAR FAZ BEM PARA A SAÚDE MENTAL
Viajar ao menos uma vez por ano longe do estresse, da ansiedade e da depressão, e é uma ferramenta incrível para a nossa renovação e melhoria em muitos aspectos da vida, inclusive no trabalho.
De acordo com a publicação, a Clínica Marshfiel de Wisconsin , nos Estados Unidos, realizou um estudo com mulheres no qual descobriu que aquelas que viajavam a cada dois anos eram mais propensas a sofrer de depressão e estresse, que as que saíam de férias ao menos duas vezes por ano.
As grandes dificuldades da vida fazem com que o corpo libere um hormônio chamado cortisol, que em excesso gera estresse e doenças derivadas.
Durante as viagens, as pessoas costumam esquecer, ao menos por uns dias, dos problemas.
A criatividade é outro benefício das viagens: novas ares, pessoas, idiomas e até comidas podem abrir a nossa mente para o novo. A diz ciência para você começar a planejar suas próximas férias agora! Fale com a gente e aproveite muito bem-estar.
FAZ BEM PARA AS MÃES
Se existe alguém que merece descanso e conforto, são elas. Seja viajando com a família ou aproveitando um passeio pra se reconectar, as mães precisam desse tempo “fora” da rotina, que, apesar de prazerosa, é pesado! Muitas vezes, elas colocam filhos e tarefas como prioridade, antes mesmo de cuidar de si.
Em uma viagem, aproveite cada momento especial de descontração, autoconhecimento, tranquilidade… É uma maneira de se valorizar e de mostrar que elas são valorizadas; é tempo de ser mimado, por outros.
VIAJAR FAZ BEM PARA A PELE
Para reduzir o estresse, viajar já ajuda e MUITO a melhorar o aspecto da nossa pele, né? Só que existem infinitos destinos com águas ricas em minerais poderosos como: piscinas naturais, termas, fontes de argila com propriedades medicinais e curativas.
Além disso, aproveite seus passeios para testar produtos cosméticos exclusivos da região e, claro, tire um tempinho pra fazer tratamentos no spa local.
VIAJAR FAZ BEM PARA A AUTOESTIMA
Nada melhor que o sentimento de ser capaz de resolver aqueles eventualmente pepinos, conhecer novas pessoas e enfrentar desafios. Tudo isso é uma viagem proporciona para você: se aventurar por caminhos desconhecidos é uma das melhores maneiras de trabalhar o autoconhecimento e o amor próprio.
Só de imaginar dá até vontade de sorrir, né?
AUMENTE A CAPACIDADE DE INOVAÇÃO
Em uma viagem as pessoas estão atentas a tudo de novo que estão vendendo, comendo, cheirando e sentindo, aprimorando seu sentimento de admiração e curiosidade.
VIAJAR TE COLOCA EM CONTATO CONSIGO MESMO
Seja sozinho ou acompanhado, viajar é sempre uma oportunidade de conhecer não apenas novas culturas, mas também a si mesmo. Um dos benefícios de viajar é conhecer seus próprios limites e desafiá-los. Novas experiências podem te ajudar a encontrar significado pessoal ou despertar o seu senso de propósito na vida.
Viajando sozinho você vai viver um tipo de experiência, tomando suas próprias decisões e aprendendo a lidar com as situações inesperadas que acabam aparecendo. Viajando acompanhado você vai precisar compartilhar mais, será desafiado a negociar e abrir mão em muitos momentos. Seja só ou com alguém, viajar é sempre uma excelente maneira de descobrir como você se comporta diante dos desafios que encontra. Ou seja: uma grande oportunidade de melhorar como ser humano.
AUMENTA A CAPACIDADE DE ADAPTAR-SE ÀS MUDANÇAS
Uma das habilidades psicossociais mais complicadas para tratar é a adaptação às mudanças. Para muitas pessoas é difícil sair da “zona de conforto”. Durante uma viagem, as pessoas se adaptam a muitas delas, muitas vezes sem perceber e ainda como apreciam. Mudanças no clima, alimentação, vestimenta, idioma e até humor, por exemplo. Por isso, alguém que viaja e gosta de conhecer novas culturas e maneiras de viver é propenso a ter mais facilidade para assimilar qualquer tipo de mudança em sua vida que aqueles que não o fazem.
MELHORA A RECURSIVIDADE
Já aconteceu de ter um problema como o que parece não ter ferramentas para solucioná-lo? Em muitas graças nossa mente fica sem saber como atuar, mas nas viagens, as pessoas adotam a mente “MacGyver” para inventar o que seja a fim de solucionar o problema e seguir com o passeio. Isso acontece porque as pessoas interiorizam deliberadamente algo denominado “a atitude do viajante” que é a capacidade de se adaptar às mudanças momentâneas pelas quais está acontecendo, a fim de cumprir com o objetivo traçado, que para a maioria é, prazer.
ABRINDO A MENTE
Para muitas pessoas é difícil entender as práticas ou ideologias de outros países ou lugares. Sem dúvida, viver sempre em uma mesma cultura algumas vezes pode fechar mais a mente. Viajar pode ajudar a entender todos estes “enigmas” que às vezes consideramos “estranhos”. Por isso, mergulhar em uma cultura diferente e conhecer, deixando de lado os preconceitos, fará com que você se torne uma pessoa com a mente mais aberta, um indivíduo disposto a tolerar e a entender outras perspectivas da vida.
MELHORA COMO HABILIDADE COGNITIVA
Se você quer melhorar sua capacidade de aprendizagem, viajar é uma grande alternativa. As pessoas que viajam costumam reunir grandes experiências e ampliar seus conhecimentos de cultura geral.
Você já deve ter ouvido falar (e certamente concordar com isso) que é melhor viajar do que comprar objetos materiais. Graças às experiências adquiridas durante uma viagem é possível aprimorar seus processos cognitivos e enriquecer-se com lições que vão além das assistidas em salas de aulas.
Segundo a publicação, os viajantes têm mais facilidade em aprender outros idiomas e de enriquecer-se mais no âmbito cognitivo.
VIAJAR COLABORA PARA SUA FELICIDADE
Viajar quebra a rotina, te faz dar uma pausa, esquecer os problemas, as obrigações do trabalho e tirar um tempo para ficar na companhia de quem você mais ama. Isso te ajuda a manter-se feliz e de bem com a vida. Essa é mais uma razão porque viajar faz tão bem para as pessoas.
Um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, sugere que apenas o ato de planejar uma viagem é suficiente para aumentar a felicidade de uma pessoa. Ainda segundo o estudo, a expectativa gerada pela chegada das férias é muito maior que a obtida após a aquisição de um bem físico, por exemplo. Ou seja, como todos nós bem sabemos, antes mesmo de viajar você já fica feliz.
Durante uma viagem é possível sentir diferentes emoções, mas o mais comum é a sensação de felicidade. Um estudo realizado pela Universidade de Breda, na Holanda descobriu que de 1.500 pessoas, 974 descobriram mais felicidade ao planejar uma viagem. Isso ocorre porque, a partir do momento em que se toma a decisão e se planeja a saída, o sistema imunológico se dispõe a liberar endorfinas, que são as carregadas de manter um estado de prazer e bem-estar.
Durante a viagem, as pessoas costumam estimular o sistema imunológico com as experiências reunidas e momentos que guardam, sejam sozinhos ou com familiares ou amigos. Assim sendo, um remédio eficaz para combater a tristeza ou o tédio é aquela viagem com a qual você tanto sonha.
Quer viver mais feliz? Viaje!
Cadastro: 58.778.667/0001-08
CRIAMOS MAIS DO QUE MOMENTOS PASSAGEIROS, ESCULPIMOS MEMÓRIAS ETERNAS.
APROVEITE PARA CRIAR MEMÓRIAS INESQUECÍVEIS COM SUA FAMÍLIA EM UM AMBIENTE SEGURO E DIVERTIDO. DIVERSÃO GARANTIDA PARA TODAS AS IDADES!
MOMENTOS INESQUECÍVEIS ESPERAM POR VOCÊ
Local: www.revayah.tur.br
Instagram: @viagemtur_revayah
CLIQUE E FAÇA SEU SEGURO VIAGEM